segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Belo Horizonte - 2° dia - 05/10/10


Manhã e tarde foram dedicadas a uma visita ao Galpão Cine Horto. Uma associação que desenvolve um trabalho teatral incrível em B. H. Compõem suas atividades a realização de oficinas de teatro, apresentações em locais públicos, trabalhos sociais em comunidades carentes, enfim, trabalham muito. E esse trabalho é conhecido e valorizado nacional e internacionalmente, sendo também referência em termos culturais.
Contam com parcerias como a do Instituto Unimed, uma empresa ligada à Unimed Minas, que desenvolve atividades sociais e utilizam a cultura como uma das ferramentas.
À noite aconteceu a abertura do 2º Seminário Internacional de Gestão Cultural com tema Espaços Culturais. O seminário aconteceu nos dias 06, 07 e 08/10/10 e trouxe informações importantíssimas acerca dos espaços em que as atividades culturais são desenvolvidas. Foi falado sobre a importância de se adequar os espaços para cada atividade que for ser desenvolvida e também que independente do local o importante é desenvolver a arte. Dois inversos que tem suas peculiaridades e suas belezas quando acontecem. Como exemplo da primeira situação foi mostrado um projeto para construção de um espaço cultural em Madri totalmente planejado para diversos tipos de arte.  Para exemplificar o segundo caso foi mostrado um projeto MARAVILHOSO desenvolvido em uma favela de São Paulo. Uma associação chamada Cooperifa trabalha com literatura na comunidade em que está instalada. São desenvolvidas atividades literárias para todas as idades e uma delas, a mais bonita na minha opinião, é a chuva de poesia, onde muito balões enchidos com gás hélio são soltos no ar carregando cada um uma poesia, um poema ou uma simples mensagem de amor e paz. Foi uma das experiências mais lindas que eu vi. É mais uma prova que não ter recursos financeiros, não significa, nem de longe, não poder ter acesso à cultura e de certa forma desenvolver hábitos, como a leitura, que tornam muitas vidas melhores. Essas são palavras das próprias pessoas que participam das atividades desenvolvidas pela Cooperifa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário